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Murilo Lemes, Advogado
Murilo Lemes
Comentário · há 5 anos
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Murilo Lemes, Advogado
Murilo Lemes
Comentário · há 6 anos
Prezada Juliana, parabéns pelo texto, está claro e objetivo.
Se você me permitir farei uma crítica construtiva.
Particularmente não gosto do termo "canal de denúncia", acredito que ao criar um canal com este nome você restringe a utilização apenas para denúncias (pelo menos é o que a maioria das pessoas podem pensar), na prática isso cria uma certa rejeição pelas pessoas mais importantes ao programa.
Nos Estados Unidos, onde o Compliance começou, inicialmente a denominação do canal era "hotline", mais tarde, não à toa, passou a se chamar "helpline" e sua utilização cresceu exponencialmente.
Meu entendimento é que o canal deve ser denominado "canal de ajuda" ou "canal de relacionamento", não importa, mas deve ser um meio para que a cultura do compliance seja propagada de forma orgânica e saudável.
Eu explico. A partir do momento que a empresa dá início a um programa de compliance muitas dúvidas surgem, pessoas se deparam com situações corriqueiras que praticavam achando que faziam o certo, mas que agora alguém chega dizendo que está errado e que não pode ser feito daquela forma. O canal de ajuda, além de denúncias, serve para que pessoas possam tirar dúvidas sobre a forma correta de algum ato a ser praticado, a fim de evitar o cometimento de infrações institucionais ou até atos ilícitos.
Enfim, minha ideia da utilização do canal vai muito além da denúncia, ele deve ser mais uma ferramenta para disseminação da nova cultura a ser implementada por meio de programa de compliance.
Mais uma vez parabéns pelo texto!
Abraço
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